quarta-feira, 27 de junho de 2012

FACILITANDO O APRENDIZADO DE SEU FILHO




Os pais em parceria com a escola são fundamentais na formação da criança, proporcionando troca de comportamentos que serão fundamentais na formação da criança.  Acontece que grande parte dos pais fica em dúvida de como proceder na construção de uma base bem sucedida na vida de seu filho. 

Quando uma criança apresenta uma saúde de qualidade, bons relacionamentos e oportunidades de aprendizagem diversas, conseqüentemente será bem sucedida no seu desenvolvimento.  Sendo assim, segue abaixo algumas sugestões de como proceder com a criança, contribuindo para o sucesso de sua formação:


• Dê mais atenção para seu filho, por mais simples que seja a situação; 
• Reserve um momento para que possa dividir com ele histórias da sua vida, suas canções favoritas, entre outras; 
• Incentive a leitura, buscando sempre oferecer livros e outros tipos de leituras, deixando em lugares visíveis e acessíveis no ambiente familiar. 
• Pratique a leitura com ele;
• Reserve um momento especial para contar histórias a ele; 
• Coloque limites em relação ao uso de computador e televisão; 
• Sempre revise as tarefas de casa após serem realizadas por ele; 
• Ao realizar as atividades escolares, oriente e estimule seu filho a realizar pesquisas, bem como auxiliá-lo na pesquisa de palavras no dicionário; 
• Procure realizar passeios interessantes como lugares históricos, museus, zoológicos, teatros, etc. 
• Dialogue acontecimentos que considera importante para seu conhecimento; 
• Tenha como prioridade manter contato com os professores, esteja sempre informado sobre o desenvolvimento do seu filho na escola, podendo ajudá-lo sempre que apresentar certa dificuldade. 

Ressalta-se que enquanto pais ou responsáveis pela formação de uma criança é fundamental ter consciência do quanto sua figura é importante para a criança, bem como para o desenvolvimento dela. 



Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola



FONTE: http://educador.brasilescola.com

VALE VERDE

Realizamos no dia 22 de Junho, com os alunos do Ensino Fundamental I, a pesquisa de campo no Vale Verde Parque Ecológico, organizada pela escola e pela empresa de turismo pedagógico Destino Real.

O Vale Verde  é um excelente espaço para experimentar na prática o trabalho realizado em sala de aula sobre educação ambiental.

O Parque Ecológico, localizado em Betim, é uma reserva natural que mistura beleza, cultura e lazer. Projetado para preservar a fauna e flora, proporcionou a todos os alunos um passeio em um ambiente agradável e tranquilo, em contato com a natureza.


Nossas crianças vivenciaram experiências enriquecedoras. Tiveram contato com vários animais raros, aprenderam  a vantagem de utilizar o adubo orgânico, participaram de uma trilha ecológica, aproveitaram as diversões do playground, vivenciaram momentos de fantasia no bosque dos duendes onde estiveram bem perto de uma lindíssima queda d'água em meio a uma enorme área verde.


















terça-feira, 26 de junho de 2012

CONFACE

A Conferência Ambiental do CEMAR é um evento que envolve alunos, professores, coordenadores e gestores  com a proposta de desenvolver a capacidade de visualizar os problemas ambientais presentes em nosso planeta.

Este ano teve como tema " Os problemas ambientais no município de Belo Horizonte e região metropolitana" . Dentre os assuntos tratados, foram abordados a conservação e preservação das nascentes de Contagem e BH, o plano de recuperação da Pampulha, os problemas e possíveis soluções para os aterros sanitários, a revitalização dos cursos d`água de Minas, o Projeto Manuelzão,entre outros.






Recebemos a professora  Mestre Fernanda Raggi ( Centro Universitário Newton Paiva), que ministrou uma palestra sobre o tema proposto.




Procuramos informar, levando toda escola  refletir sobre  as tomadas de decisões relacionadas com as questões mais urgentes no mundo contemporâneo.





FESTA JUNINA


Alegria e animação marcaram  a Festa Junina no Arraial do CEMAR. A festança aconteceu no dia 16 de Junho e contou com a participação de alunos e colaboradores da escola.


Os alunos abrilhantaram a festa com suas apresentações. Quadrilha, casamento na roça, cozinha caipira e muita dança foram os componentes da festa.







Com participação especial, o Núcleo de Dança Tatiana Figueiredo, fez parte da nossa festa, apresentando a coreografia regional Fuxico, com a bailarina Rebeca.





Agradecemos à todos os alunos, pais e colaboradores que mais uma vez nos ajudaram na realização desta linda festa.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Começa no próximo sábado, 16 de junho, a  Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A campanha será lançada nesta quarta-feira, dia 13, às 11h, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.


RIO + 20

Marcado para junho de 2012, o Rio + 20 será uma conferência realizada no Rio de Janeiro que tem o objetivo de discutir sobre o meio ambiente, a economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável.
Uma questão imensamente importante a ser abordado no Rio+20 é a educação sustentável.
O objetivo é levar o tema meio ambiente para as escolas com uma abordagem simples e direta, com a meta de levar as crianças para mais próximo da Natureza com uma educação bastante ambiental logo na infância. Colocar os alunos em contato com a natureza será uma prioridade no futuro.

A presidente Dilma Rousseff abriu na manhã desta quarta-feira a conferência do meio ambiente Rio+20, que ocorrerá até 22 de junho no Rio de Janeiro.


PALESTRA SOBRE NUTRIÇÃO


Foi com muito prazer que recebemos no dia 11 de Junho a visita das alunas do curso de nutrição da UNI/BH, que deram uma palestra para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e  Ensino Fundamental I, turno manhã.

O tema em discussão foi a Obesidade Infantil. As alunas abordaram o assunto conscientizando nossos adolescentes e crianças sobre a necessidade de uma alimentação balanceada e de qualidade.

Explicaram sobre a associação da obesidade com o aumento de riscos graves para a saúde, incluindo a hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral.

Dicas para uma alimentação saudável foram passadas, dentro elas, fazer três refeições e dois lanches saudáveis por dia.


domingo, 10 de junho de 2012

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


"Muito se fala em preservar o que temos para as próximas gerações, jogar lixo no lixo e praticar reciclagem. Mas, o que você tem feito? Hoje, no Dia do Meio Ambiente   (05/06), reforça-se a importância de respeitar a natureza e refletir sobre os problemas ambientais que o planeta tem sofrido nos últimos anos. O dia é comemorado desde que a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, realizou a primeira Conferência sobre Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. De lá para cá, o dia ou a semana em torno de 5 de junho é usada para conscientizar, educar e, ao mesmo tempo, alertar sobre os riscos de viver em um planeta poluído e doente."                                                                                                                                           
                                                                                        Fonte:http://cafecomnoticias.blogspot.com.br 

Durante a semana dedicada ao tema, desenvolvemos atividades que incentivaram nossos alunos preservarem o meio ambiente.

As professoras do Ensino Fundamental I orientaram as crianças no plantio de sementes de girassol. Explicaram para todas a importância de respeitarem os recursos naturais e reconhecer que o ser humano também é parte integrante do meio ambiente.












domingo, 3 de junho de 2012

AULAS DE MÚSICA

O CEMAR em parceria com o maestro Thimbrazil iniciou no mês de maio as aulas de música.



A expressão musical desempenha importante papel na vida de todos, ao mesmo tempo em que desenvolve a criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética.



Por isso,  o CEMAR convida todos os alunos para participarem das aulas de música. Maiores informações entre em contato com a escola.


PROJETO PARA GOSTAR DE LER



Está sendo desenvolvido com as turmas do Ensino Fundamental I o projeto literário Para Gostar de Ler. O projeto tem como principal objetivo promover a aproximação entre os alunos e a literatura. 

Estão afixados no espaço de convivência da escola vários textos que são um convite à leitura.  Neste projeto o mundo literário é apresentado aos alunos em pequenas doses e de maneira prazerosa, já que ler é o ato de sentir-se bem.

As crianças leem e depois, com a orientação das professoras, produzem redações referentes aos temas lidos.














"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." Ziraldo