segunda-feira, 17 de junho de 2013

CONSTRUINDO VULCÕES



Desde o início da história de nosso planeta, os vulcões sempre estiveram presentes, moldando e transformando a superfície terrestre. Eles foram responsáveis por alguns eventos de extinção de animais e plantas. Isso sem falar nos vulcões próximos a cidades, que sempre foram motivos de preocupação.

Existem vários tipos de vulcões. Alguns possuem poucos gases e suas rochas derretidas escoam como as águas de um rio. Outros são explosivos, com muitos gases tóxicos e capazes de provocar grandes estragos quando entram em erupção.

Os vulcões – aquelas montanhas famosas, que cospem lava e fumaça – se formam em áreas onde a crosta terrestre é instável. São regiões de atrito entre duas ou mais placas tectônicas, que se movem constantemente, gerando não só montanhas e vulcões, como também os terremotos.


Os alunos do 6º ano tarde sob a orientação da professora Adriana (Ciências), construíram, passo-a-passo, a estrutura de um vulcão e apresentaram para a turma como acontece a explosão. Confira o registro do trabalho através das fotos:



















DE OLHO NA DICA

Você deve estar por dentro das últimas notícias sobre o  vulcão no Chile, que atrapalhou bastante a vida das pessoas de vários países – até no Brasil – com suas cinzas. Mas, que tal esfriar um pouco a cabeça e ler um livro muito divertido? Em O espirro do vulcão, a famosa escritora de livros infantis Tatiana Belink faz rimas divertidas e atuais sobre os principais vulcões do mundo. Em alguns versos da obra, ela afirma: (…) ”Fumaça não machuca, ó gente! Só fica escuro de repente… Ela não é dura, só é meio escura. Mas quem diz que é colírio mente!” (..). E ela tinha razão. Até parece que sabia o que vinha por aí, não é mesmo? Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário