A IMPORTÂNCIA DA
ALIMENTAÇÃO PARA O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS
O fisiologista Amauri
Betini Bartoszeck, diz, em seu artigo “Neurociência na Educação” que
“aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente,
ativando sinapses, tornando-as mais intensas.” Dessa forma, “a aprendizagem
está intimamente ligada ao desenvolvimento do cérebro.” Assim, é possível dizer
que o aprender e o lembrar ocorre no cérebro.
Esta informação é muito importante, especialmente porque o que está em jogo é o cérebro, órgão do corpo que não armazena energia. E de onde vem as energias que se processam no cérebro? Da nossa alimentação.
É neste ponto que estudos em Psicopedagogia apontam a boa alimentação como um dos grandes fatores para uma boa aprendizagem e a má alimentação como fator que leva à deficiência no aprendizado de milhões de crianças e adolescentes pois uma alimentação sem vitaminas, proteínas, não gera energia suficiente para que os processos cerebrais ocorram normalmente.
Esta informação é muito importante, especialmente porque o que está em jogo é o cérebro, órgão do corpo que não armazena energia. E de onde vem as energias que se processam no cérebro? Da nossa alimentação.
É neste ponto que estudos em Psicopedagogia apontam a boa alimentação como um dos grandes fatores para uma boa aprendizagem e a má alimentação como fator que leva à deficiência no aprendizado de milhões de crianças e adolescentes pois uma alimentação sem vitaminas, proteínas, não gera energia suficiente para que os processos cerebrais ocorram normalmente.
Como incentivo a uma alimentação saudável, as professoras Karina
(Ciências), Ronize (Espanhol) e Adriana (Ciências) realizaram uma atividade
interdisciplinar com as turmas do 7º ano, onde através de pesquisas, os alunos aprenderam o valor nutricional dos alimentos e a pronuncia correto do nome de cada alimento em espanhol.
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