quarta-feira, 12 de junho de 2013

DESAYUNO/MERIENDA SALUDABLE



A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS
 

O fisiologista Amauri Betini Bartoszeck, diz, em seu artigo “Neurociência na Educação” que “aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativando sinapses, tornando-as mais intensas.” Dessa forma, “a aprendizagem está intimamente ligada ao desenvolvimento do cérebro.” Assim, é possível dizer que o aprender e o lembrar ocorre no cérebro.

Esta informação é muito importante, especialmente porque o que está em jogo é o cérebro, órgão do corpo que não armazena energia. E de onde vem as energias que se processam no cérebro? Da nossa alimentação.

É neste ponto que estudos em Psicopedagogia apontam a boa alimentação como um dos grandes fatores para uma boa aprendizagem e a má alimentação como fator que leva à deficiência no aprendizado de milhões de crianças e adolescentes pois uma alimentação sem vitaminas, proteínas, não gera energia suficiente para que os processos cerebrais ocorram normalmente.




Como incentivo a uma alimentação saudável, as professoras Karina (Ciências), Ronize (Espanhol) e Adriana (Ciências) realizaram uma atividade interdisciplinar com as turmas do 7º ano, onde através de pesquisas, os alunos aprenderam o valor nutricional dos alimentos e a pronuncia correto do nome de cada alimento em espanhol.














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário